Por quê a autonomia é importante para as crianças?

Posted on


Tão importante quanto o investimento ativo que se faz para proporcionar ao recém-nascido uma boa adaptação ao mundo, minimizando qualquer possível desconforto, é o desinvestimento gradual que devemos fazer a partir das capacidades já adquiridas por ele.

Reconhecer as crescentes habilidades da criança é enxergá-la como um ser independente, importante, competente.

Contar com o que ela tem para oferecer a mantém motivada para novos desafios, ao passo que fazer tudo por ela ou julgá-la incapaz a colocam numa posição passiva e submissa frente ao mundo e às pessoas.

Quando frequentam a escola, as crianças muito protegidas e pouco valorizadas por suas habilidades podem parecer pouco interessantes para os amigos, recorrendo mais aos professores, confirmando sua posição de dependência e alimentando um ciclo vicioso.

É importante observarmos também como as babás, avós, ou pessoas que passam muito tempo com nossas crianças as tratam, mostrando a eles como estão crescendo e tudo o que podem fazer sozinhas.

Não há com o que se preocupar, filhos sempre precisarão do carinho e atenção das mães e a relação pode se tornar mais rica e divertida se não os mantivermos no papel de bebês por tempo demasiado.

Isso não quer dizer que não precisem ser bebês de vez em quando, quando estão doentes, machucados ou com medo. Merecem até colo e chamego nesta hora! Mas não sempre.

Descubra o quanto o seu filho já aprendeu e proponha novos desafios rumo à autonomia quando perceber que os antigos já estão fáceis. Pode ser comer sozinho, levar o prato até a pia, tirar as roupas, tomar banho, colocar as roupas, preparar a própria cama para dormir.

Crescer faz bem. Descubra com seu filho este prazer.

_____________________________________________________________________________

Texto por Núcleo da Família – Clínica de Psicologia http://www.nucleodafamilia.com.br / Telefone: (11) 4872-2935 / e-mail: contato@nucleodafamilia.com.br / Endereço: Avenida Rouxinol, 60 – conjuntos 708/710 – Moema – São Paulo – SP / Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 7 às 21h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *