Gestação, um turbilhão de emoções

Posted on

Cada gestação, para cada mulher, é vivida de uma maneira única.

Desde seus sonhos de menina, ao momento da vida em que este bebê é gerado, cada detalhe se soma para formar a história desta criança.

Como é descoberta a gravidez, a decisão de comunicar a todos imediatamente ou esperar alguns meses, a data prevista para o parto… O suspense sobre o sexo, a felicidade ou decepção da descoberta, a presença ou ausência de enjoos. O contentamento ou a insatisfação com as novas formas, as reações da família e do companheiro, o aumento ou diminuição da fome e da libido…

Isto sem contar com as mães que trabalham ou já tem outros filhos, além das questões domésticas e do dia-a-dia para lidar. Tudo é novidade, as mudanças são grandes e definitivas, nada será como antes. Neste turbilhão de acontecimentos é natural que nem sempre a grávida esteja radiante e plena, como a imagem idealizada que se faz deste período. Os sentimentos se alternam:

A emoção diante da tela do ultrassom, a empolgação na hora de comprar móveis e roupinhas. O medo de perder o bebê, ou que alguma coisa não esteja bem com ele, ou que aquela pancada na barriga possa ter causado algum mal… A ansiedade a respeito do parto: como será? Chegarei ao hospital a tempo? Sentirei muita dor? A incrível sensação de completude e o frio na barriga ao pensar no bebê, sentir seus movimentos, imaginar que em breve ele estará em casa!

Para administrar esta montanha-russa física e emocional, cada gestante deve buscar algo que lhe acalme e dê prazer. Uma atividade que tenha a ver com seu estilo de vida e de acordo com sua disponibilidade financeira: caminhadas, hidroginástica, natação, acupuntura, drenagem linfática, yoga.

Além de cuidar do corpo, é o momento ideal para colocar a mente em ordem. Com as emoções à flor da pele, há muito o que ser dito e organizado. Assim, a futura mãe estará preparada para viver este momento em sua plenitude e oferecer ao seu bebê um começo de vida tranqüilo e acolhedor.

_______________________________________________________________________________

Texto por Núcleo da Família – Clínica de Psicologia http://www.nucleodafamilia.com.br / Telefone: (11) 4872-2935 / e-mail: contato@nucleodafamilia.com.br / Endereço: Avenida Rouxinol, 60 – conjuntos 708/710 – Moema – São Paulo – SP / Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 7 às 21h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *