Constância. Palavra mágica para o bom desenvolvimento infantil

Posted on

Se pudéssemos escolher uma única palavra como representante máxima do favorecimento do desenvolvimento infantil seria esta: constância.

Do nosso querido Aurélio: Qualidade de constante. Que não se desloca. Incessante. De ânimo firme. Ininterrupto, contínuo. Muitas vezes.

Desde os bebês: pessoas constantes, cuidados constantes, lugares constantes, iluminação constante, rotina constante.

Constante não é rígido, não é inflexível. Constante é seguro e previsível.

Nas crianças um pouco maiores: regras constantes, humor constante, certo e errado constantes.

É um constante que se desenvolve constantemente. Devagar, aos poucos, conforme as necessidades mudam.

Claro que surpresas e imprevistos acontecem. E serão muito bem aceitos caso haja a confiança de que a normalidade voltará, junto com sua confortável constância.

Não é uma constância metódica e sem criatividade. As relações são vivas e todas as variações e modulações são bem-vindas, desde que assentadas numa certa constância.

A constância cria uma base sólida, a partir da qual as crianças poderão explorar o mundo em segurança, sabendo que terão um porto seguro para ancorar.

Procure em suas lembranças um lugar, uma pessoa, uma comida, um período no qual você podia saber o que iria encontrar. O tempo e a distância não tiram de dentro da gente a agradável proteção da constância.

Vivemos num tempo acelerado, onde muitas coisas acontecem simultaneamente. Vivemos correndo, divididos, conectados. A constância soa fora de moda. Mas muitos males podem ser evitados se nos rendermos aos seus encantos.

_______________________________________________________________________________

Texto por Núcleo da Família – Clínica de Psicologia http://www.nucleodafamilia.com.br / Telefone: (11) 4872-2935 / e-mail: contato@nucleodafamilia.com.br / Endereço: Avenida Rouxinol, 60 – conjuntos 708/710 – Moema – São Paulo – SP / Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 7 às 21h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *