Uma das leitoras aqui do blog fez uma pergunta interessante… Que remédios levar para um bebê ao viajar?
Bom, parando pra pensar, consultar o pediatra é sempre o melhor indicativo de segurança para medicar o seu bebê, isso é um fato, mas os bebês e crianças, assim como nos adultos, precisam de prevenção.
Já se imaginou numa praia a 1000Km de distância da sua casa e seu bebê com febre? Aí você liga para o pediatra e ele pede pra que você medique seu filho com um antitérmico e você… Não tem!!!!
É uma situação bem complicada, pela qual nenhuma mãe quer passar, então, sendo assim, aqui vai uma listinha de medicamentos básicos para levar na mala de viagem do bebê. Lembrando sempre que esses são apenas indicadores e marcas, quantidade e como aplicá-los em caso de emergência e real necessidade de uso, deve sempre ser conversado com seu pediatra. Nunca se auto-medique ou auto-medique o seus filhos.
- Termômetro
- Analgésico/antitérmico líquido ou em gotas. Já pergunte na consulta de rotina com o pediatra qual tipo usar, qual a dose e em que situações você pode dar esses medicamentos à criança.
- Remédio para náusea e vômitos. Só dê esse tipo de remédio sob prescrição e orientação médica.
- Colher medidora para preparar soro caseiro ou soro em pó.
- Loção ou creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol, recomendados pelo pediatra para a idade do seu filho. Lembre-se de que crianças de menos de 2 anos não podem usar produtos que contenham cânfora, ingrediente comum nesse tipo de loção ou pomada.
- Líquido bactericida (por exemplo os à base de clorexidina) ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados.
- Curativos adesivos para machucados.
- Embalagens pequenas de compressas de gaze.
- Rolo de atadura de gaze.
- Esparadrapo antialérgico ou fita microporo.
- Tesoura para cortar a gaze.
- Pinça para retirar ferrões ou farpas.
- Soro fisiológico para limpeza ou inalação.
- Solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes.
- Protetor solar infantil (não recomendado para bebês com menos de 6 meses).
- Repelente de insetos infantil (consultar o pediatra para saber a partir de que idade usar).
- Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar remédios para crianças.
- Remédio anti gases.
Se seu filho tem asma ou é alérgico a insetos ou a alimentos como amendoim, castanhas ou frutos do mar, é muito importante carregar sempre com você o remédio receitado pelo médico para o caso de emergência, e manter outra caixa na sua farmácia doméstica.
Não se esqueça: Verifique com frequência o prazo de validade dos medicamentos. Converse detalhadamente com o pediatra para saber qual remédio usar em cada tipo de situação. Deixe os medicamentos sempre fora do alcance das crianças.