O calendário de vacinação do bebê inclui as vacinas que a criança deve tomar desde que nasce até aos 4 anos de idade, já que o bebê quando nasce não possui as defesas necessárias para combater infeções e, as vacinas ajudam a estimular a proteção do organismo, diminuindo o risco de ficar doente e ajudando a criança a crescer saudável e a ter um desenvolvimento adequado.
Todas as vacinas do calendário são recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Ao nascer
Vacina BCG: é uma dose única que evita as formas graves de tuberculose e, que normalmente é aplicada na maternidade e deixa uma cicatriz no braço ao longo da vida, devendo-se formar até aos 6 meses;
Vacina da Hepatite B: a 1ª dose da vacina evita a hepatite B, que é um vírus que afeta o fígado, devendo ser aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento.
2 meses
Vacina VIP: 1ª dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil;
Vacina VORH: 1ª dose contra a gastroenterite que é dada através de umas gotinhas na boca do bebê;
Vacina Pentavalente: 1º dose da vacina contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b;
Vacina Pneumocócica 10V: 1ª dose contra doença invasiva pneumocócica, meningite, pneumonia e otite.
3 meses
Vacina Meningocócica C: 1ª dose, contra Meningite meningocócica do serogrupo C.
4 meses
Vacina VIP: 2ª dose da vacina contra a paralisia infantil;
Vacina Pentavalente: 2ª dose com VIP da vacina contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b;
Vacina VORH: 2ª dose contra a gastroenterite;
Vacina Pneumocócica 10V: 2ª dose contra doença invasiva pneumocócica, meningite, pneumonia e otite.
5 meses
Vacina Meningocócica C: 2ª dose, contra Meningite meningocócica do serogrupo C.
6 meses
Vacina VOP: 3ª dose da vacina contra a paralisia infantil;
Vacina Pentavalente: 3ª dose da vacina com VIP contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b.
9 meses
Vacina contra febre amarela: dose única contra a febre amarela.
12 meses
Vacina Pneumocócica C: Reforço da vacina contra a meningite, pneumonia e otite.
Vacina Hepatite A: apenas uma dose única;
Vacina Tríplice Viral: 1ª dose contra o sarampo, rubéola, síndrome da rubéola congênita, caxumba;
Vacina Meningocócica C: reforço contra a meningite C;
15 meses
Vacina Pentavalente: 4ª dose da vacina VIP com 1º reforço da vacina DTP, que protege o bebê contra tétano, difteria e coqueluche;
Vacina VOP: 4ª dose da vacina contra poliomielite;
Vacina tetra viral: vacina que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora;
4 anos
Vacina DTP: 2º reforço da vacina contra o tétano, difteria e coqueluche.
Vacina Pentavalente: 5ª dose com reforço de DTP contra tétano, difteria e coqueluche.
Lembre-se sempre de levar a carteirinha de vacinação para ser atualizada a cada dose. Ela garante o controle necessário para checagem se o bebê tomou realmente todas as vacinas. Esse controle inclusive pode e deve ser sempre confirmado com o pediatra nas consultas de rotina.
A carteirinha de vacinação é um documento precioso do seu filho, por isso é importante guardá-la com segurança para que se mantenha intacta e nunca se perca. Aproveito para dar uma dica para as mamães na organização desses documentos, que é ter um porta carteirinha de vacinação que também serve para armazenar outros documentos.
Nesse modelo da Mania de Criar, da Carla Szanto, eu coloquei não apenas a carteirinha de vacinação como a certidão de nascimento dos meus filhos, o cartão da assistência médica e do SUS. Os modelos de porta carteirinha são feitos à mão e personalizamos de acordo com o tamanho da carteirinha do seu filho e tem várias estampas para escolha. Fica a dica para quem quer se organizar melhor com a documentação dos pequenos.